O dia 29 de janeiro de 2011 ficará marcado na história do fandom brasileiro da música pop sul-coreana, ou k-pop. À meia noite deste sábado, a emissora brasileira RedeTV! exibiu um especial com mais de 7 minutos e 30 segundos exclusivos sobre k-pop no noticiário ‘Leitura Dinâmica’. Desde a semana passada, o editor cultural do telejornal, Maurício Varnum, tem estado em contato constante com os fãs brasileiros atrás de indicações, referências, opiniões, ou seja, uma verdadeira pesquisa aprofundada sobre a atual presença desse gênero musical que domina o mercado musical asiático e que está invadindo com força o mundo, especialmente o Brasil.
Como uma surpresa a todos os fãs brasileiros, o rapper Tiger JK (do Drunken Tiger) e sua esposa, a cantora Yoon MiRae (ou T), gravaram um vídeo muito carinhoso, no qual agradecem a todos os fãs do Brasil pelo amor e apoio constantes ao k-pop, bem como agradeceram ao telejornal pela oportunidade única de expor em TV aberta a música popular da Coreia ao público brasileiro. Mas esta foi apenas uma prévia!
Logo em seguida, Renata Maranhão faz uma introdução sobre a Coreia do Sul, fornecendo dados e informações básicas, além de mais detalhes em seus aspectos culturais, com destaque para o sucesso da música pop do país na Ásia e pelo mundo. Neste segmento, o clipe de ‘Ayyy Girl’, faixa promocional do primeiro álbum internacional do trio JYJ e colaboração com o músico Kanye West, é plano de fundo para a apresentação do k-pop, pronunciado como “capop” pela apresentadora.
Obs. 01: nós, brasileiros, aprendemos a pronúncia da letra K com som de “ca”, sendo assim, a pronúncia utilizada pela apresentadora não está errada. Vale lembrar que a pronúncia para “k-pop” não possui uma regra, pois ela varia de país para país, de língua para língua.
A música k-pop é apresentada em seus 4 segmentos mais populares entre os fãs -- o eletrônico, embalado pelo clipe de ‘Lupin’, do grupo feminino KARA; o R&B, embalado pelo clipe de ‘I’ll Be Back’, do grupo masculino 2PM; o hip hop, embalado pelo clipe de ‘Monster’, do Drunken Tiger; e o rock, embalado pelo clipe de ‘I’m A Loner’, da banda C.N.Blue. Depois é informado um pouco do estrondoso sucesso já conhecido do k-pop nos países asiáticos como Japão, Cingapura e China, que chamam a atenção do planeta para a Coreia do Sul, tudo embalado pelo clipe de ‘Bad Girl’, música de estreia do grupo masculino BEAST. Na seqüência, há um resumo sobre a rápida divulgação da música coreana graças à revolução da internet pelo mundo, embalado pelo clipe de ‘Bad Girl Good Girl’, do grupo feminino miss A.
Em outra chamada para o especial de k-pop, Renata Maranhão apresenta um trecho do clipe de ‘Man Man Ha Ni’, sucesso do grupo masculino U-Kiss, como um “aperitivo” para um novo segmento com informações sobre a Coreia e sua música.
Obs. 02: o integrante do U-Kiss Alexander depois agradeceu aos fãs brasileiros por estarem levando a música coreana à TV do Brasil, bem como o U-Kiss.
No último segmento do especial, o k-pop é apresentado como enorme sucesso com o público brasileiro, mesmo sem nenhum show ter sido realizado no Brasil até hoje. São expostos também alguns dos diversos motivos da atração dos fãs brasileiros pela música popular sul-coreana: fascínio pela musicalidade oriental, embalado por ‘BONAMANA’, do grupo masculino Super Junior; letras e rimas inusitadas, embalado por ‘Why (Keep Your Head Down)’, da dupla masculina TVXQ; além das pronúnicas que tanto confundem o público brasileiro; destaque para o estilo sonoro, exemplificado com a versão em inglês do clipe de ’2 Different Tears’, sucesso do grupo feminino Wonder Girls; e da explosão internacional graças à expansão do k-pop, como é o caso do sucesso que a cantora BoA fez no mercado norte-americano. Como sucesso internacional, o grupo feminino 2NE1 foi citado devido ao seu álbum em inglês totalmente produzido pelo líder do Black Eyed Peas Will.i.Am.
Obs. 03: BoA tuitou algumas horas depois sobre a sua surpresa em aparecer na TV brasileira como uma artista do k-pop, mencionando a sua visita ao Brasil para o comercial da AnyCall e que sente saudades do nosso país.
Com o seu terceiro álbum de estúdio coreano previsto para o dia 24 de fevereiro, o Big Bang foi citado como um dos grupos masculinos do k-pop mais populares internacionalmente, embalado pelo clipe de ‘Beautiful Hangover’, sucesso japonês do quinteto. E como finalização do segmento do especial, Renata Maranhão apresentou um dos maiores nomes da música pop sul-coreana na atualidade, sucesso na Coreia e no Japão, além de toda a Ásia, o grupo feminino SNSD, embalado pela versão de dança de seu clipe ‘Hoot’, juntamente com a informação de o vídeo estar na lista de apresentação de diversos DJs pelo mundo, inclusive do Brasil, referindo-se ao internacionalmente popular DJ MASA, famoso por seus mashups com muitas canções sucessos do k-pop.
Durante a última sexta-feira, 28, tanto fãs quanto a equipe do ‘Leitura Dinâmica’ estavam cheios de expectativas sobre como seria a reação ao especial. Foram inclusive promovidas no Twitter as tags de divulgação “#KpopRedeTv” e “감사합니다LeituraDinâmica”, que rapidamente entraram nos Trending Topics Mundiais e do Brasil, chamando a atenção de muitos para assistir a segunda edição do ‘Leitura Dinâmica’. Confira:
Fonte: Sarangingayo
Até mais minna-san! =^.~=
NOSSA... ALELUIA q o povo brasileiro esta percebendo q o k-pop é muito melhor do qe musicas americanas <333
ResponderExcluirAleluia mesmo! \o/
ResponderExcluirQuem sabe agora depois do sucesso que o programa fez com kpop, outras redes de TV não se interessem em divulgá-lo tbm? ^^
Obrigada pelo seu comentario! *--*
Ja ne! =^.~=