Não é de hoje que companhias como LG e Samsung tem utilizado artistas coreanos para anunciar seus produtos no Japão. Em outros países, como Brasil, a empresa vem atuando de forma mais tímida, colocando clipes dos artistas nas lojas que vendem seus produtos.
No Japão, a explosão da música coreana entre os artistas mais vendidos em 2011, aliado a uma invasão dos artistas em séries, comerciais, ensaios, tem mudado a atitude dos consumidores japoneses.
“Eu costumava descartar produtos coreanos, mas agora eu não tenho nenhum problema com eles. Se a minha estrela favorita está anunciando uma TV sul-coreana, eu irei compra-lá. Eu quero me sentir mais perto deles, comprando os mesmos produtos que eles usam.” – Yuko Ishi, 53 anos
O resultado disso é que o telefone mais vendido do Japão no mês passado foi o Galaxy S II da Samsung, batendo candidatos pesados, como Iphone 4 (da Apple) e Aquos (da Sharp).
“A maioria dos clientes da Samsung no Japão são jovens entre 20 a 30 anos. O interesse deles por estrelas coreanas parece estar refletida nas compras de nossos produtos” – James Chung, porta-voz da Samsung em Seul.
Hoje, a Samsung está em terceiro lugar empatada com a Panasonic, em vendagem de celulares. Nunca, uma empresa sul-coreana havia conseguido passado da sexta posição no Japão, e agora com a influência da música coreana, ela obteve a terceira posição.
Mercado japonês
“O Japão é o mercado mais dificil do que qualquer outro, por causa da alta demanda dos seus clientes. Há certamente aqui, clientes que reconhecem a qualidade dos nossos produtos e o número está crescendo.” – Kyuhong Lee, presidente da LG no Japão.
As exportações sul-coreanas subiram 50%, nos primeiros seis meses desse ano pro Japão, gerando 17,75 bilhões de dólares, de acordo o Ministério da Economia do Conhecimento em Seul. Um crescimento acelerado e de 31% em relação ao ano passado.
O sucesso de artistas coreanos no Japão começou quando a NHK exibiu a série “Winter Sonata”, estrelada por Bae Joon Young, conhecido no Japão, por Yon-sama.
“Contratamos o grupo KARA porque elas são populares entre as mulheres jovens, a quem são dirigidas” – Donggun Kim, gerente geral da LG Japão
A LG contratou o grupo KARA para fazer propagandas dos amrtphones Optimus. O sucesso do grupo feminino no Japão chamou atenção de institutos, como a Oricon. O sucesso de KARA no mercado japonês atualmente só pode ser comparado a outros artistas estrangeiros: Led Zeppelin, The Beatles e Michael Jackson.
Lógico que o caminho que as empresas coreanas têm enfrentado para entrar no Japão não é fácil. Uma pesquisa realizada em dezembro revela que 52% dos japoneses consideram os produtos coreanos “baratos”, sendo 25% não confiam na qualidade dos mesmos, sendo o instituto de pesquisa My Voice Communications Inc.
O mercado japonês não é um mercado fácil para empresas estrangeiras, mas o sucesso das empresas coreanas aliadas a música coreana é realmente algo que chama atenção.
No Brasil
No mercado Brasil, empresas como LG vem fazendo manifestações a música coreana, apoiando eventos como Festival Coreano, além de exibir clipes de artistas coreanos em lojas de eletrônicos no Brasil.
Hoje, o consumidor que ir em lojas, como Casas Bahia, Ponto Frio, Fnac entre outras, o consumidor irá encontrar clipes do que tem de melhor do mercado pop sul-coreano. Hoje, clipes bem produzidos na Coréia são usados pra mostrar a qualidade desses televisões no país.
Infelizmente, o mercado brasileiro mesmo tendo programas que falam de música coreana, como “Leitura Dinâmica” (Rede TV), e mesmo dando ar de graça na MTV esporadicamente, ainda é muito pouco para atitudes mais ousadas por parte das empresas.
Vale frisar, que 3 grandes agências coreanas anunciaram que tem desejo de fazer shows no Brasil. Além disso, o canal coreano KBS fez um documentário pelo mundo, mostrando a força do K-POP no Brasil.
Se o que anda acontecendo hoje no Japão, pode acontecer no Brasil? Sim e não. O mercado brasileiro é totalmente diferente, sendo que empresas sul-coreanas vem crescendo sem focar na cultura do seu país no Brasil.
Graças a incentivos fiscais, como na fabricação de Tablets com redução de impostos, o Brasil tem atraído mais e mais investimentos. Outro fator é que a LG tem feito investimentos no país para se tornar líder em alguns segmentos, como linha branca que foram empregados 115 milhões de dólares numa projeção da empresa até 2014.
Fonte: JwaveAté mais minna-san! =^.~=
Annyeo ~ Só passei para dizer que peguei seu post, deixando os devidos créditos... :e
ResponderExcluiraqui: http://kpop-brasil.blogspot.com/ :r
Enfim... amo aqui >.< :f
Beijoos :o
G. Cherry
Gabs Cherry,
ResponderExcluirok! ^^ Obrigada por avisar! XD
ushauhsuashuahsha Eu também amo aqui! ushauhsauha Brincadeirinha! ^^
Volte sempre que quiser!!! *-*
Ja ne! =^.~=